Muitos de nós já ouvimos falar sobre hipertensão arterial, mas existe também hipertensão venosa! A doença resultante da hipertensão venosa crônica é a Insuficiência Venosa Crônica (IVC). É muito comum!
Você sabia que as varizes são apenas uma etapa da IVC, causada pela hipertensão venosa crônica?
Estudos indicam que cerca de 20 a 33% das mulheres e 10 a 20% dos homens vão apresentar algum grau de varizes ao longo de sua vida. Por ser uma doença crônica evolutiva, 3 a 11% das pessoas com varizes podem chegar a estágios mais avançados, onde ocorrem alterações irreversíveis na pele da região afetada. É uma importante causa de afastamento do trabalho e, até mesmo, incapacidade permanente.
A condição, caso chegue a estágios mais avançados, pode gerar algumas alterações irreversíveis na região afetada, principalmente nas pernas, como:
- Varizes;
- Dor e cansaço nas pernas;
- Inchaço;
- Escurecimento, descamação e ressecamento da pele;
- Abertura de feridas nas pernas que podem levar anos para cicatrizar.
Qual a causa da insuficiência venosa crônica?
Sempre está por trás a hipertensão venosa que pode ser causada por uma série de condições que levam ao refluxo e/ou obstrução venosa. O refluxo é decorrente da lesão valvular. A obstrução decorrente de trombose ou compressão venosa.
Alguns fatores estão associados a insuficiência venosa crônica. Confira:
- Varizes;
- História de ter tido trombose venosa previamente;
- Tendência familiar;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Múltiplas gestações;
- Uso de anticoncepcionais;
- Trabalho por muito tempo em pé;
- Idade.
Como identificar a insuficiência venosa crônica?
Geralmente as varizes são identificadas com facilidade, ao simples exame visual. Tanto que, na maioria das vezes, o paciente já chega ao consultório sabendo da condição e o médico confirma o diagnóstico. Dessa forma, o profissional deverá graduar a doença e indicar exames complementares pertinentes que auxiliarão a desvendar a origem do problema.
Tratamento para a insuficiência venosa crônica
Após detectada a presença de varizes, a única forma de eliminá-las é por meio de intervenções, como cirurgia e escleroterapia (ablação química ou simplesmente secagem das veias). Essa escolha varia segundo a condição clínica do paciente, a localização e a extensão do problema, assim como a expectativa a respeito do tratamento.
Vale destacar que cada método tem suas vantagens e limitações, considerando que existem infinitas apresentações da doença venosa, com uma modalidade de tratamento adequada para cada caso. Além disso, cada pessoa que desenvolve a insuficiência venosa crônica possui características pessoais com inúmeras possibilidades de apresentação clínica, alterações anatômicas e diferentes doenças associadas.
O único especialista que domina as técnicas, além de saber indicar qual o melhor tratamento, é o Cirurgião Vascular.
Conheça o Dr. Antonio Carlos Souza
O Dr. Antonio Carlos de Souza é especialista no tratamento de varizes e vasinhos e pernas inchadas no Distrito Federal. Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e o atual Diretor de Patrimônio, além de membro da Comissão Científica. Agende o seu horário.