Manchas roxas pelo corpo

Vários medicamentos podem facilitar ou predispor o aparecimento de manchas, assim como reações alérgicas, hormonais e genéticas, deficiência de vitamina C e até o envelhecimento.

Mas, em alguns casos, a causa do problema pode ser estresse, ansiedade e tristeza — a chamada púrpura por melancolia. Entretanto, esse diagnóstico nunca deve ser fechado sem excluir todas as outras possibilidades orgânicas.

Quais os sintomas da púrpura por melancolia?

Os sintomas mais comuns da púrpura por melancolia são as manchas roxas na pele, como se o paciente tivesse tido uma batida. Elas surgem, normalmente, nas pernas e coxas, espontaneamente, ou após traumatismos de mínima intensidade.

Com o passar do tempo, vão mudando de tonalidade e passam do roxo ao marrom e ao amarelado, até desaparecerem. Geralmente, são doloridas à palpação profunda.

Por que as manchas acontecem?

As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas.

A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil. Em crianças, quadros infecciosos virais podem potencializar os sintomas.

Quais os cuidados?

As manchas roxas devem ser sempre sinal de alerta, porque podem caracterizar a primeira manifestação de problemas da coagulação do sangue, do fígado e da própria circulação. Além disso, o grande número de hematomas pode ocasionar fragilidade vascular.

No caso da púrpura por melancolia, os sintomas tendem a desaparecer sozinhos. Contudo, podem ser usados cremes ou pomadas com o objetivo de facilitar a reabsorção do sangue extravasado.

Fica o alerta, nenhuma mancha roxa espontânea deve ser negligenciada, ou tratada a princípio como sendo de causa psicogênica. Apenas após a investigação clinica, descartando-se as causas orgânicas – medicamentos, distúrbios de coagulação, alterações plaquetárias, etc –, essa possibilidade deve ser cogitada.

Em caso de manchas roxas, procure um angiologista

O tratamento para as manchas varia de acordo com as causas, que são múltiplas. A mais comum é o uso de remédios para afinar o sangue ou, ainda, de medicamentos para depressão.

A deficiência de vitaminas, como vitamina C, também pode agravar o aparecimento das equimoses.

Cirurgião Vascular
em Brasília

Agende seu horário com o
Dr. Antonio Carlos de Souza

Agende sua consulta